Dos renomados diretores, Walter Carvalho (Madame Satã / Abril Despedaçado) e João Jardim o filme Janela da Alma é um interessante convite ao telespectador a respeito de que o processo de percepção das coisas não se dá apenas através da visão, mas vai muito alem disso. Lançado em 2002, pela Europa Filmes, em gênero de documentário, o filme apresenta dezenove depoimentos dentre esses, alguns de famosos como o do prêmio Nobel José Saramago, o músico Hermento Pascoal, o cineasta Wim Wenders e a atriz Marieta Severo.
Todos os participantes do filme possuem uma deficiência visual variando da miopia à cegueira total, sendo que um dos depoimentos mais interessantes e humanos é o do vereador do PT (Partido dos Trabalhadores), Arnaldo Godoy, que é cego e sua filha, Mariana Godoy. Ambos falam da sua experiência de vida no convívio com a deficiência. Arnaldo da maneira como se adaptou, uma vez que, ainda criança perdeu a visão por conta de uma doença e sua filha da forma como lidou com uma pessoa cega. De acordo com Madalena, embora existissem as dificuldades ela nunca encarou a cegueira total do pai como um problema. Pelo contrário, ele era motivo de orgulho e admiração para ela, pois apesar da falta de visão sempre levou uma vida sem repressões.
Outro ponto forte do documentário é a participação do fotógrafo franco-esloveno, Eugen Bavcar, que também é cego, mas que, no entanto, consegue fazer belas fotos com o auxilio do tato, da imaginação e da audição. Prova disso, foram as fotos da sobrinha apresentadas por ele. Na ocasião ela corria pelo campo com um pequeno sino em mãos, ele orientado pelo barulho produzido pelo chacoalhar do sino se orientava e conseguiu lindas fotos em movimento, provando então que a audição, alem da visão é uma outra forma de sentir e perceber o mundo.
Enfim, no filme os diretores propõem uma profunda reflexão sobre o olhar, como ele se dá e mais: será que o fato de enxergar garante-nos a real percepção das coisas e o êxito na vida? Talvez não. Todos os depoentes do filme possuem uma deficiência, ainda que total, porém são todos bem sucedidos em suas carreiras. Com um título que remete-nos o centro das emoções e sentimentos humanos, que é a alma fica a seguinte conclusão: se os olhos são a janela da alma, devemos realmente olhar para essa janela com outros olhos, mas esses olhos podem variar de uma pessoa para outra de acordo com a sua deficiência ou sensibilidade.
JANELA da Alma. Direção: João Jardim e Walter Carvalho. Intérpretes: José Saramago, Wim Wenders, Paulo Cezar Lopes, Agnes Varda, Marieta Severo, João Ubaldo Ribeiro, Walter Lima Jr., Arnaldo Godoy, Eugen Bavcar e outros. Brasil: Europa Filmes, 2002. 1 DVD (73 min).
Nenhum comentário:
Postar um comentário