O dia 5 de outubro desse ano foi marcado pelas eleições municipais em todo país. Em Salvador, desde sábado, dia que antecede
Voltando à Salvador, os eleitores tiveram um universo de candidatos para fazerem suas escolhas. Só entre os vereadores foram mais de 1600 candidatos, além dos cinco que disputaram a prefeitura. A preferência pelos vereadores variava de acordo com os bairros. Em Cajazeiras, por exemplo, as opções em variadas, porém notava-se uma leve vantagem dos candidatos à Câmara Municipal, Alfredo Mangueira (PMDB), Jorge Jambeiro (PSDB) e Sidelvan Nóbrega (PRB). Entre os prefeitos, no entanto, notava-se que a disputa seria acirrada. Os eleitores se dividiam, principalmente entre João Henrique (PMDB) e Walter Pinheiro (PT).
Como já era de se esperar, no caminho que dava acesso aos principais colégios eleitorais da região muita “boca de urna” e ninguém para fiscalizar. Em determinados pontos a aglomeração era tão grande que o tráfego, tanto de carros como de pedestres se tornou lento. Muita gente preferiu votar cedo, como a dona-de-casa Dalva Silva. Segundo ela a vantagem de se votar logo pela manhã é que além de evitar as grandes filas, o eleitor não passa os transtornos de deixar o voto para o final do dia.
Entretanto, para algumas pessoas, como o mesário Antonio Carlos Dias, que exerce a função desde as eleições de 2002, o movimento ainda era fraco diante do eleitorado do bairro. “A gente sabe que sempre tem aqueles que deixam pra fazer tudo em cima da hora. Já é natural do brasileiro.”, comentou. Confirmando a opinião de Carlos, de acordo com a policia militar, que estava fazendo a ronda no local, o fluxo de eleitores a tarde, provavelmente seria muito maior. Mas não foi o que se viu. Próximo das 17h, horário estabelecido para término das votações, as seções estavam tranqüilas e ruas sem aglomerações. Para a vendedora ambulante Carmen Santos, que esteve presente durante todo o dia em frente o Colégio Estadual Dona Leonor Calmon, situado na Fazenda Grande II, a população se dividiu bem. “Houve movimento durante todo o dia, tanto que a mercadoria que trouxe vendi praticamente toda.”, informa.
Encerrada a votação, foi possível ver muitas pessoas comentarem suas preferência como os possíveis vencedores, mas no fundo notava-se uma expectativa para saber, de fato quem foram os candidatos mais votados. Por volta das 23h o site Yahoo Eleições divulgava que entre os
A apuração revelou, sem dúvida, uma eleição muito disputada entre os candidatos a prefeito, se comparada a outras cidades do país. Refletindo esse equilíbrio João Henrique (PMDB) e Walter Pinheiro (PT) irão para o segundo turno e terão mais alguns dias para adquirir a preferência de uma outra parte do eleitorado, a fim de conquistar o troféu dessas eleições, que mais parece um campeonato: a cidade do Salvador.
Um comentário:
Passei para falar com Andrel!! Bacana seu blog. Estou de olho!!
Postar um comentário