quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Caco Barcellos faz palestra na UFBA

A última quarta-feira (22/10) foi marcada pelo encontro entre estudantes e o repórter e apresentador do programa Profissão Repórter, da Rede Globo de Televisão Caco Barcellos. A palestra que contava na sua maioria com a presença de estudantes do curso de jornalismo, com algumas exceções é claro, aconteceu no salão central da reitoria da Universidade Federal da Bahia – UFBA, no bairro do Canela.
O tema desenvolvido foi a Cultura da Violência, através do qual, Barcellos apresentou números e estatísticas que mostram uma violência praticada na sua grande maioria por pessoas teoricamente “comuns”, a exemplo dos casos mostrados pela mídia envolvendo Pimenta Neves, Alexandre Nardoni e mais recentemente de Lindemberg Alves. Segundo Barcellos apenas 2% dos crimes de morte praticados nas grandes cidades do país, são cometidos pelos bandidos. E os outros 98% ? Estes são atribuídos a pessoas que convivem normalmente em sociedade, mas pelo fato da violência ser algo já enraizado na nossa cultura, não nos damos conta do quanto que matamos, no trânsito, por exemplo ou por outro motivo qualquer, como ciúme, nervosismo, intolerância, etc.
O evento realizado pela Produtora Jr., empresa júnior de comunicação da UFBA, em parceria com a Souza Cruz contou ainda com a presença das professoras da Faculdade de Comunicação da UFBA (FACOM) Malu Fontes e Heloísa Gerbasi, além da gerente de Responsabilidade Social da Souza Cruz, Simone Veltri, que deram as boas vindas aos participantes.
Apesar do atraso, por conta de problemas no vôo de Caco Barcellos (o evento estava previsto para começar as 19h30, mas só foi iniciado de fato quase 20h30), o encontro foi válido, não somente pela simpatia do convidado especial, que pediu desculpas pela demora, mas também pela capacidade apresentada por ele de conduzir a platéia de forma bastante natural, apresentando novas perspectivas e fazendo críticas pertinentes a respeito do assunto proposto.

Um comentário:

Elena Martinez disse...

André, muito boa a matéria! Gostei. Parabéns!!
Elena